Estrutura de ligação da proteína S do vírus SARS-CoV-2 e sua interação com a ACE-2/ECA2

O ano de 2020 começou atribulado com uma pandemia de uma doença praticamente desconhecida pela ciência chamada de COVID-19, provocada pelo vírus SARS-CoV-2, conhecido como Novo Coronavírus. Esta pandemia teve seu início na cidade de Wuhan localizada na província de Hubei/China e rapidamente atingiu todo o mundo.
Um dos principais obstáculos para conter esta pandemia é a falta de fármacos eficientes, visto que a biologia deste vírus é pouco conhecida (salvo estudos dos seus parentes filogeneticamente relacionados – SARS-CoV-1 e MERS).
Um dos primeiros passos para o desenvolvimento de fármacos antivirais eficientes é decifrar como os componentes do vírus interagem com as nossas células permitindo a infecção; no caso a interação da proteína viral S (espinho em inglês) com a Enzima Conversora de Angiotensina (ACE2). Isto nos leva a uma pergunta: Como isto acontece?
Um estudo chinês mostra O SARS-CoV-2 utiliza esta proteína para se ligar a ACE2 como uma chave se encaixando perfeitamente a uma fechadura. Esta ligação literalmente permite que o vírus se funda à célula hospedeira depositando seu material genético no interior da célula parasitada (evento este que chamamos de infecção). Este trabalho, junto com outro norte-americano relacionado ao mesmo assunto, fornecem uma “imagem molecular” bastante detalhada do primeiro passo desta interação, mostrando quais aminoácidos de ambas proteínas interagem mais fortemente facilitando a ligação do vírus à célula humana.
Estes achados são pivotais para o desenvolvimento de fármacos ou anticorpos que bloqueiem esta interação impedindo a infecção; e claro que do entendimento completo desta dinâmica ao desenvolvimento de alternativas terapêuticas adequadas poderá levar meses ou anos.

Fonte: Jiu Lan e colaboradores. Structure of the SARS-CoV-2 spike receptor-binding domain bound to the ACE2 receptor. Publicado na Revista Nature em 30 de março de 2020. Disponivel em: https://www.nature.com/articles/s41586-020-2180-5

Enviado por: Prof. Dr. Leonardo da Silva Bittencourt
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5075024887403142

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

1 × 4 =