Fisiopatologia da COVID-19 na cavidade nasal e seios paranasais

Atualmente, vivenciamos um período de crise global de saúde pública em decorrência da pandemia causada pelo SARS-CoV-2, vírus que tem mortalidade associada principalmente a acometimentos do trato respiratório. Neste âmbito, realizou-se uma revisão bibliográfica objetivando sintetizar as informações existentes acerca da fisiopatologia da COVID-19 na cavidade nasal e seios paranasais (cavidade sinonasal).
Constatou-se que o vírus utiliza a proteína TMPRSS2 (transmembrane serine protease 2) para infectar células humanas, sendo sua expressão abundante no epitélio da cavidade sinonasal e passível de modulação por fatores ambientais e do hospedeiro, característica essa que pode influenciar diretamente na susceptibilidade a doença. Além disso, a comprovada afinidade de outros tipos de coronavírus por neurônios olfatórios, somado ao número crescente de pacientes com COVID-19 que relatam disfunção olfatória (anosmia) sem obstrução nasal, torna pertinente considerar que o vírus tenha o potencial de causar anosmia temporária em seu hospedeiro. Por fim, a elevada taxa de expulsão e liberação de vírus pelo nariz torna este local a principal fonte de transmissão da doença.
Dessa maneira, a cavidade sinonasal está envolvida na infecção, transmissão e sintomatologia da COVID-19 e se faz necessário considerar a anosmia sem obstrução nasal como marcador preditivo desta infecção viral, o que pode vir a auxiliar no diagnóstico de pessoas com sintomas moderados e de portadores assintomáticos.

Fonte: Gengler e colaboradores. Publicado na revista Laryngoscope Investigative Otolaryngology, 10 de abril de 2020.
Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/journal/23788038

Enviado por: Joana Rosa Rodrigues – acadêmica de Medicina e aluna de iniciação científica Laboratório Biogenômica-UFSM.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1465826570691475

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 13 =