Uso de fármacos para doenças cardiovasculares não aumenta o risco de COVID-19

Estudos em animais mostraram que a enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2),  é usada pelo coronavírus para entrar nas células. Diante disso, surgiu a discussão se o uso de medicamentos que bloqueiam o sistema renina-angiotensina, como os inibidores da enzima ECA (iECA) e os bloqueadores do receptor da angiotensina (BRAs) aumentariam o risco de infecção e a gravidade da doença pelo coronavirus. Os iECA e BRAs são largamente utilizados contra a hipertensão, insuficiência cardíaca, estados pós-infarto do miocárdio e doença renal crônica.
Devido à falta de consenso sobre se o risco e a gravidade da infecção por SARS-CoV-2 podem ser aumentados ou reduzidos com o uso desses agentes, pesquisadores italianos analisaram esta possível associação em um estudo de caso-controle. Um total de 6272 pacientes que tiveram Covid-19 foram analisados. Bem como 30.759 pessoas participaram  como  controles ( não infectados). Informações sobre o uso de medicamentos selecionados e o perfil clínico dos pacientes foram levadas em consideração.
Entre os pacientes e controles, a idade média foi de 68 e 37% eram mulheres. O uso de inibidores da ECA e BRAs foi mais comum entre os pacientes do que entre os controles, assim como o uso de outras drogas anti-hipertensivas e não anti-hipertensivas, e os pacientes do caso apresentaram pior perfil clínico.
Neste grande estudo populacional, o uso de inibidores da ECA e BRAs foi mais frequente entre pacientes com Covid-19 do que entre os controles, devido à maior prevalência de doenças cardiovasculares. No entanto, NÃO HÁ EVIDÊNCIAS de que inibidores da ECA ou BRAs afetem o risco de Covid-19. 

Fonte: Mancia e colaboradores. Artigo publicado em 01 de maio de 2020 na Revista The New England Journal of Medicine.
Disponível em: https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMoa2006923?query=featured_coronavirus

Enviado por: Profa. Dra. Fernanda Barbisan-UFSM
Curriculo lattes: http://lattes.cnpq.br/1428674947616182

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − 5 =