TAME: O grande estudo americano que aposta na Metformina como tratamento para o envelhecimento

O envelhecimento é resultado de uma interação de fatores genéticos e principalmente ambientais. Assim, a forma como se envelhece depende do ambiente em que se está inserido, sendo resultado de uma complexa inter-relação entre fatores biológicos, culturais, políticos e econômicos.  O envelhecimento é inevitável, todos- se não morrermos antes- vamos envelhecer, e este é um processo caracterizado por uma perda progressiva da função fisiológica, que impulsiona o desenvolvimento de morbidades crônicas, incluindo doenças metabólicas, cardiovasculares, neoplásicas e neurodegenerativas, bem como sintomas fragilidades, imobilidades e perdas progressivas de funções como por exemplo visão.

Muitas terapias são vendidas como antienvelhecimento, entretanto é preciso deixar claro que não existe NADA, que pare o envelhecimento, o que se tem no mercado e se estuda são terapias e compostos que possam desacelerar o envelhecimento, já que parar é impossível. O envelhecimento só para com a morte, está é a única maneira.

Dito isto, a ciência vem alcançando um progresso notável na extensão da expectativa de saúde e da vida útil de organismos usando várias intervenções genéticas, dietéticas e farmacológicas. Esses avanços permitiram que cientistas da área das gerociências (área que investiga os mecanismos celulares e genéticos ligados ao envelhecimento e ao surgimento das doenças crônicas)  pudessem iniciar ensaios clínicos para investigar a eficácia das intervenções no direcionamento do envelhecimento humano.

Um dos mais promissores estudos é o TAME (do inglês, Targeting Aging with MEtformmin), em portugês algo como Ensaio de Envelhecimento com Metformina. O projeto TAME será desenvolvido nos Estados Unidos e inclui uma série de ensaios clínicos de seis anos em 14 instituições de pesquisa norte-americanas que envolverão mais de 3.000 indivíduos com idades entre 65 e 79 anos.

Liderados pelo Diretor Científico da Federação Americana para pesquisas do envelhecimento, Nir Barzilai, este grande estudo buscará analisar se aqueles que tomam metformina apresentam atraso no desenvolvimento ou progressão de doenças crônicas relacionadas à idade – como doenças cardíacas, câncer e demência.

O estudo TAME, a ser lançado em um futuro próximo, tem como objetivo provar o conceito de que o envelhecimento humano pode ser modulado e direcionado. Além disso, TAME é uma ferramenta potencial para facilitar o FDA (Agência Americana que regula a aprovação de medicamentos, algo como a Anvisa Brasileira)  a aprovar o “envelhecimento” como um alvo para a descoberta e desenvolvimento de medicamentos. Assim, o TAME abrirá caminho para o desenvolvimento de novas intervenções que podem visar e retardar o processo de envelhecimento e melhorar a saúde humana, modulando os mecanismos biológicos que desencadeiam o envelhecimento.

Mas porque a metformina? Estudos mostram que a metformina pode influenciar os processos metabólicos e celulares associados ao desenvolvimento de doenças relacionadas à idade.  A metformina é um medicamento aprovado pela FDA usado com sucesso para tratar diabetes a mais de 60 anos. Ainda, rstudos já demonstraram que a metformina pode retardar o envelhecimento em animais. Também pode influenciar os fatores de envelhecimento fundamentais que estão por trás de várias condições relacionadas à idade em humanos.

A metformina é o foco do TAME por recomendação da Geroscience Network financiada pelo National Institutes of Health devido a segurança e baixo custo.  O TAME tem por objetivo maior provar que o envelhecimento é tratável. 

O ensaio TAME também aumentará nossa compreensão dos biomarcadores do envelhecimento por meio de um estudo simultâneo: TAME BIO que fornecerá uma base para a futura descoberta e validação de biomarcadores e acelerará o ritmo de pesquisa em gerociência.

Nos resta aguardar o início do estudo e os resultados, enquanto isso o que se sabe que realmente desacelera o envelhecimento é: ter boas noites de sono, diminuir o estresse,  ingerir água, ter uma alimentação saudável e equilibrada, praticar exercícios físicos e ter amigos ou familiares com quem contar.

Disponivel em: Kulkarni e colaboradores 2020. Benefits of Metformin in Attenuating the Hallmarks of Aging, publicado na Revista Cell metabolismo.
Disponivel em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/32333835/.

Enviado por: Profª Drª Fernanda Barbisan- Universidade Federal de Santa Maria
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1428674947616182

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + dezessete =