Associação sarcopenia e mortalidade: Você precisa prestar atenção nisso!

A sarcopenia é uma condição caracterizada por baixa massa e função muscular, aliada a redução do desempenho físico. Infelizmente é muito prevalente, principalmente em indivíduos hospitalizados e com outras comorbidades, como doenças cardiovasculares, demência, diabetes mellitus e doenças respiratórias. Isso ocorre principalmente pela reduzida atividade física que essas pessoas apresentam devido as limitações decorrentes de cada condição.

Sendo assim, pesquisadores buscaram avaliar a associação entre os diferentes critérios diagnósticos de sarcopenia, tipo de população e o período de acompanhamento com a mortalidade, por meio de uma revisão sistemática na literatura.

Através de uma análise estatística dos estudos encontrados entre 2010 e 2020, obtiveram uma associação entre sarcopenia e maior risco de mortalidade em adultos que vivem na comunidade, pacientes ambulatoriais, pacientes internados e residentes de lares de idosos, mostrando que não foi dependente do tipo de população. Além disso, também não foram encontradas diferenças significativas nesta associação ao período de acompanhamento das populações e ao risco de viés nos estudos.

Desta forma, é importante ressaltar a partir dos resultados apontados por esta pesquisa a grande importância da prevenção de sarcopenia em todas as populações, principalmente através de uma nutrição adequada e exercício físico regular. Além disso, reafirma a necessidade dos profissionais de saúde de detectar e diagnosticar precocemente essa condição para que o tratamento possa ser feito o mais rápido possível, evitando possíveis complicações, como quedas e fraturas, declínio funcional e hospitalização.

Fonte: Jane Xu e colaboradores. Sarcopenia Is Associated with Mortality in Adults: A Systematic Review and Meta-Analysis. Artigo publicado narevistaGerontology, em 27 de julho de 2021.
Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34315158/

Enviado por: Kassem de Oliveira Hamad, acadêmico do curso de Medicina da UFSM e aluno de Iniciação Científica no Laboratório de Biogenômica.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3016745747872733

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − catorze =